sexta-feira, 2 de novembro de 2012

PEÇAS ARQUEOLÓGICAS ENCONTRADAS DURANTE OBRAS DE ESCAVAÇÕES NO BAIRRO DO RECIFE

Peças arqueológicas são encontradas durante obras subterrâneas, no Bairro do Recife

Atividades estão sendo acompanhadas e catalogadas por equipes do IPHAN

01/11/2012 17:13 - Do FolhaPE, com informações da assessoria


Divulgação
Material foi recolhido, catalogado e documentado em fotos
As obras de substituição da rede de água, no Bairro do Recife, iniciadas no mês de setembro, devem seguir neste mês de novembro, modernizando o serviço de distribuição do Centro. No projeto estão sendo implantados 8.600 metros de tubulações, garantindo melhoras no abastecimento e diminuindo as perdas provocadas por vazamentos.

As atividades estão sendo acompanhadas por arqueólogos, conforme determinação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Nas imediações da Avenida Alfredo Lisboa, foram localizadas três estruturas conhecidas como “linguetas”, que eram pequenas docas usadas para embarque e desembarque de pessoas e mercadorias no Porto do Recife, entre o século 18 e o início do século 20.

No percurso das escavações, que também passaram por trechos da Avenida Militar e Rua Bernardo Vieira de Melo foram encontrados pedaços de artefatos como louças, azulejos, cerâmicas e objetos de uso pessoal datados entre os séculos 17 e 20. O material foi recolhido, catalogado e documentado em fotos.

O acervo deverá ser entregue, ao final da obra, ao Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas. Já o mapeamento das construções históricas no subsolo do Recife Antigo será publicado para servir de referência a futuros projetos de intervenção. O investimento total é de quase R$ 400 milhões. Os trabalhos, realizados pela Compesa, incluem substituição de tubulações antigas, implantação de macromedidores, registros, válvulas e hidrômetros.

Fonte: FolhaPE, em 01/11/2012

Nenhum comentário: